Merkadia Inteligencia Comercial

22 de março de 2022

O que é data driven? Saiba como a cultura de dados pode impulsionar as vendas da sua empresa!

O Data Driven é o entendimento de processos orientados por dados. Neste tipo de cultura, todas as tomadas de decisões são pautadas em dados (DDDM - Data Driven Decision Making), em todos os setores da empresa, desde a execução de tarefas do dia a dia, até o comportamento dos profissionais.

Os dados são o centro da tomada de decisão, do planejamento estratégico e de todos os processos realizados pelo negócio. A partir disso, os gestores passam a ser guiados por informações consistentes e reais fornecidas por indicadores, que são reunidas e selecionadas a partir das metas do negócio e transformados em relatórios analíticos.

Saiba mais sobre a tomada de decisão baseada em dados

No Data Driven, a subjetividade perde espaço em todos os setores e as decisões são tomadas através de dados e informações concretas e reais. Os negócios norteados pela cultura analítica (analytical culture), organizam todos os processos, estratégias e métricas fundamentados em dados.

Um bom gestor sabe que abrir uma empresa e conduzir um negócio envolve grandes riscos, e é justamente por este motivo que quanto mais confiáveis sejam as informações, maior será a segurança para tomada de decisões e para se posicionar no mercado.

Você sabe o que é o nível de maturidade analítica?

A maturidade analítica é o processo de evolução de uma empresa, quanto à forma como os dados são utilizados no contexto corporativo. Ou seja, para que uma empresa chegue ao nível máximo (Data Driven), precisa estar preparada e evoluída o suficiente para utilizar dados em todas as operações, estratégias e tomadas de decisão.

Existem 5 níveis de maturidade analítica:

1. Resistente a dados (data-negation): são as empresas que não têm coleta sistemática de dados e que realizam a tomada de decisão de forma individualizada, sem informações concretas;

2. Curioso por dados (data-curious): há coleta de dados, mas sem estratégia, objetivo ou orientação. São geralmente empresas que possuem ERP, CRMs, mas não sabem como utilizar essas informações;

3.   Ciente de dados (data-try): empresas que se concentram na análise de dados, mas que não conseguem se organizar com as informações que os dados fornecem, não conseguem aplicá-los;

4. Conhecimento de dados (data-safety): empresas que investem na coleta e armazenamento dos dados, pensando no uso inteligente deles para geração de insights;

5. Orientada em dados (data-driven): os dados tornam-se um recurso estratégico e fundamental para tomadas de decisão.

Empresas de todos os setores e de todos os portes podem ser Data Driven. E agora que você já entendeu um pouco mais sobre a cultura de dados, vamos te explicar como implantar o Data Driven na sua empresa, qual a viabilidade e quais os benefícios que seu negócio pode ter!

Como implantar o Data Driven na sua empresa

→ Muitas vezes a empresa já possui tudo o que é necessário para implantar a cultura Data Driven, como por exemplo softwares e infraestrutura computacional.

→ O que é necessário, é o conhecimento de como disponibilizar e organizar os dados, transformando o Big Data em Small Data, e realizar as integrações necessárias para que as informações das mais diversas fontes possam ser utilizadas.

→ Com profissionais experientes para auxiliar no processo, será mais fácil encontrar o caminho para selecionar os melhores indicadores para sua necessidade. É necessário entender como coletar, analisar e ter vantagens com os dados.

→ Uma capacitação com toda equipe pode auxiliar muito a inserir o Data Driven nos setores da sua empresa.

→ Utilizar ferramentas de automação, garantir dados acessíveis a todos os colaboradores e definir responsáveis pela gestão dos dados, também ajudará na implementação.

É viável aplicar Data Driven no seu negócio?

→ Aplicar o Data Driven é optar pela melhor escolha para tomada de decisões rápidas e inteligentes.

→ Quanto mais acertos e informações relevantes você tiver, mais sucesso e resultados positivos você trará à sua organização.

→ Com o Data Driven é possível descobrir muitos parâmetros relevantes e responder em tempo real perguntas fundamentais do seu negócio.

→ Prever comportamentos e acontecimentos futuros, podem ajudar a reduzir perda de negócios, já que ao descobrir problemas com produtos/serviços prestados pela empresa, há a chance de resolver com imediatismo.

Aumente as vendas da sua empresa com o Data Driven

Quando as estratégias comerciais passam a se guiar por dados, os resultados e as oportunidades de vendas aumentam significativamente com o alcance imediato dos clientes. É através da análise de dados que você vai conseguir identificar a sua carteira de clientes, descobrir se algum cliente-chave está fazendo compras com menos frequência ou prever se ele está comprando da concorrência, criar estratégias para atingir estes clientes-chave e a carteira ativa, além de monitorar e avaliar as ações da sua equipe comercial.

 

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