Defesa Civil de Itajaí lança aplicativo para registro de ocorrências climatológicas desenvolvido pela Merkadia Soluções Digitais

Defesa Civil de Itajaí lança aplicativo para registro de ocorrências climatológicas desenvolvido pela Merkadia Soluções Digitais
16 de dezembro de 2016

Itajaí é a primeira cidade do país onde os moradores podem se ajudar durante eventos climatológicos por meio de um aplicativo. A Defesa Civil lançou nesta semana um app colaborativo, que permite ao morador compartilhar informações em tempo real sobre alagamentos, ventania, deslizamentos e queda de árvores. Além disso, eles podem acompanhar pelo celular o nível dos rios e volume de chuvas. O aplicativo gratuito já está disponível com o nome "Defesa Civil Itajaí" para iOS na App Store e para Android na Google Play.

As ocorrências são registradas diretamente no mapa da cidade, inclusive com foto. Cada uma é sinalizada com um ícone diferente. O aplicativo pode ajudar desde o motorista a trocar de rota em caso de ruas alagadas pela maré alta, até o morador de áreas de risco a proteger seus bens e sair de casa durante enchentes. O aplicativo é colaborativo, ou seja, é o usuário quem informa sobre as ocorrências alertando os outros moradores da cidade e a Defesa Civil.

“Nosso objetivo é criar uma rede de informação para auxiliar os itajaienses em situações de risco e desastres naturais. Vamos atualizar o aplicativo de acordo com as necessidades que os usuários forem nos passando pra tornar essa ferramenta cada vez mais eficaz e com a melhor navegação possível” explica o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira. Por enquanto, somente celulares com DDD 47 podem se cadastrar no aplicativo. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Veja mais publicações
WhatsApp

Aguarde