Merkadia Inteligencia Comercial

31 de agosto de 2020

Saiba como aumentar as vendas da sua empresa com Inteligência Comercial

Saiba como aumentar as vendas da sua empresa com Inteligência Comercial

Você já ouviu falar em Inteligência Comercial? Em poucas palavras podemos dizer que é uma série de ações estratégicas que ajudam a melhorar os resultados de uma empresa, com base na coleta e na análise de informações.

Nos dias atuais, é cada vez mais necessário que os negócios se reinventem e busquem estratégias que os ajudem a se consolidarem nos mercados de atuação.

As decisões baseadas em intuição não têm mais espaço no mercado atual. Neste contexto a Inteligência Comercial aparece como uma solução para evitar que aconteçam investimentos de risco e que trazem poucos resultados. Portanto, independente do porte ou segmento da empresa, montar estratégias comerciais com base em informação é extremamente fundamental!

 

Importância do levantamento de dados

A coleta de dados de uma organização e a análise, tem o objetivo de interpretá-los de acordo com o intuito comercial da empresa, possibilitando que ações sejam tomadas com menor risco possível e que planejamentos comerciais identifiquem chances de crescimento, tendências e oportunidades.

É através deste levantamento de dados, que o consultor consegue descobrir informações sobre o mercado de clientes, tendências nas áreas e segmentos de atuação, informações sobre as vendas, perfil demográfico e de consumo, taxa de conversão em vendas, valor do ciclo de vida de um cliente, satisfação de clientes, informações sobre os seus produtos ou serviços, análise da concorrência, entre outros diversos dados.

 

Inteligência Comercial: início de um processo de prospecção

Muito mais que uma análise de mercado, a Inteligência Comercial é uma construção de informações sobre os Leads em potencial para cada organização. Aliada com as plataformas digitais e com estratégias de Marketing, a qualificação dos Leads com potencial de compra aumenta consideravelmente a rapidez nas negociações e consequentemente, as vendas de uma empresa.

 

Ciclos da Inteligência Comercial

A Inteligência Comercial possui basicamente quatro fases que são: o planejamento, a coleta, a análise e a disseminação.

O planejamento pode ser entendido como a etapa de estudo preliminar do problema a ser resolvido. Já a coleta é o processo de obtenção dos dados que serão analisados.

A Análise é a etapa em que a inteligência é gerada e a disseminação é onde os dados analisados e formatados são entregues aos gestores responsáveis.

Fale com um consultor