Merkadia Inteligencia Comercial

06 de dezembro de 2023

Análise PESTEL: o que é, para que serve e como fazer

Análise PESTEL: o que é, para que serve e como fazer

 Em um mundo em constante mudança, as empresas precisam estar atentas não apenas ao que está acontecendo dentro da organização, mas também ao ambiente externo no qual estão inseridas. Nesse cenário, uma ferramenta estratégica surge como uma facilitadora para oferecer uma visão ampla do panorama ambiental das organizações: a Análise PESTEL.

Ela permite que as empresas mapeiem os fatores externos que podem afetar seus negócios, sendo eles: políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais.

A análise PESTEL permite que as empresas olhem além de suas operações e entendam as forças macro que moldam seu ambiente de negócios.

Saiba mais!

 

O que é análise PESTEL?

A análise PESTEL, também conhecida como PEST, ajuda a avaliar e compreender os fatores externos que podem influenciar o sucesso de uma empresa. A sigla representa seis fatores: Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ecológico e Legal.

Cada um desses fatores pode ter um impacto significativo no desempenho dos negócios. Para utilizar a análise, a ideia é separá-los em tópicos e entender de que forma eles podem ter algum reflexo na empresa.

 

Conheça os fatores da análise PESTEL

Para conseguir montar a análise PEST, primeiro é necessário compreender o que são esses elementos externos. Confira:

 

Políticos (P): como o próprio nome diz, se referem ao ambiente político e governamental no qual a empresa se encontra. Estabilidade política, política fiscal, leis, políticas comerciais, são alguns dos exemplos.

 

Econômicos (E): podem ser classificados em microeconômicos e macroeconômicos e envolvem as condições econômicas do mercado, influenciando diretamente o poder de compra dos consumidores e os custos operacionais da empresa. Exemplos: taxas de juros, inflação, PIB, desemprego, falta de demanda, sobra de oferta, mudança de comportamento de compra e taxas de câmbio.

 

Sociais (S): são as características e tendências/mudanças sociais que podem afetar as preferências dos consumidores e automaticamente, o próprio mercado. Confira alguns exemplos: demografia, análise populacional, tendências culturais, valores, atitudes e estilos de vida.

 

Tecnológicos (T): são as inovações e avanços na área de tecnologia que buscam a identificação de oportunidades e a melhoria da eficiência operacional. Atualmente a que mais está em foco é a Inteligência Artificial, mas nesse fator, são exemplos também: a automação, digitalização, sistemas de gestão, softwares, entre outras tecnologias.

 

Ecológicos (E): os fatores ambientais incluem mudanças climáticas, políticas ambientais, regulamentações governamentais, responsabilidade social corporativa, natureza, clima, tempo, localização geográfica, aquecimento global, entre outras. Esse fator é muito importante para medir o comprometimento da empresa com a sustentabilidade.

 

Legais (L):  seria a legislação trabalhista, leis de proteção ao consumidor, LGPD, direitos de propriedade intelectual, regulamentações específicas de cada setor, entre outros.

 

Para que serve a análise PEST?

Agora que você já sabe o que é análise PEST e quais são os fatores que a compõem, chegou a hora de descobrir para que ela serve de fato. Ela pode auxiliar sua empresa a entender e avaliar os fatores que podem impactar o ambiente externo, influenciando nas estratégias e na tomada de decisão mais embasada, com foco em informações verdadeiras sobre o mercado.

A análise PESTEL também ajuda a identificar oportunidades no mercado e possíveis ameaças, além de criar uma visão mais clara sobre o ambiente em que a empresa deseja se inserir. Dessa forma, ela fornece o direcionamento adequado que o seu negócio deve seguir para alcançar os objetivos que deseja.

 

Qual a diferença entre Análise SWOT e Análise PESTEL?

As ferramentas podem atuar em conjunto, mas consistem em analisar dois pontos diferentes. A Análise SWOT foca em forças, fraquezas, oportunidades e ameaças internas e externas à organização. É um modelo de análise do próprio negócio. Já a Matriz PESTEL avalia o ambiente no qual a empresa está inserida, considerando fatores macroambientais.

Ambas são ferramentas valiosas para o planejamento estratégico, mas a SWOT é mais centrada no presente e orientada para ações imediatas, enquanto a PESTEL destaca tendências de longo prazo e ajuda na tomada de decisões estratégicas.

 

Por que utilizar a Análise PESTEL na sua empresa?

A análise PESTEL oferece vários benefícios ao ser aplicada, entre eles:

  • Fornece insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas;
  • Viabiliza uma visão abrangente do ambiente;
  • Identifica oportunidades e ameaças;
  • Facilita o planejamento estratégico de longo prazo;
  • Ajuda a antecipar tendências e mudanças significativas no mercado;
  • Capacita a tomada de decisões mais informada ao considerar uma gama mais ampla de fatores externos que podem influenciar o desempenho da empresa;
  • Auxilia na adaptação às mudanças e tendências.

 

Como aplicar a análise PESTEL?

Faça algumas perguntas para conseguir colocar as respostas dentro da Matriz PESTEL, como:

 

Fatores Políticos

  • Há eleições chegando?

Se sim, anote como as mudanças no governo podem afetar as políticas e regulamentações que impactam a empresa, como podem afetar o cenário econômico, o que se esperar em alteração na legislação, em questões tributárias, entre outros.

 

  • Como está a estabilidade política do país ou estado?

Avalie a estabilidade política para saber de que forma pode impactar o ambiente de negócios.

 

Fatores Econômicos

  • Como estão as taxas de juros?

Mudanças podem afetar o custo do capital e os padrões de gastos dos consumidores e empresas.

 

  • Avalie o índice de inflação.

A inflação pode impactar os preços dos insumos e a capacidade de fixação de preços da empresa.

 

  • Como está a taxa de câmbio?

Considere a estabilidade das taxas de câmbio, especialmente se a empresa estiver envolvida em comércio internacional. Variações podem afetar os custos de importação/exportação.

 

  • Como estão as condições econômicas do país ou estado?

Analise as condições econômicas do país ou região. Uma economia em crescimento pode oferecer oportunidades, enquanto uma em recessão pode apresentar desafios.

 

  • Outras perguntas:

A economia está em crescimento ou retração? Qual a taxa de desemprego?

 

Fatores Sociais

  • Quais são as tendências demográficas?

Mudanças na população, como envelhecimento ou aumento da diversidade, podem influenciar o mercado-alvo da empresa e têm implicações diretas na demanda por bens e serviços locais, bem como na infraestrutura.

 

  • Como os valores culturais e estilos de vida evoluem?

As preferências do consumidor podem mudar, afetando a demanda por produtos e serviços.

 

  • Como a cidade ou região têm acesso à educação e serviços de saúde?

Isso pode afetar a força de trabalho e a produtividade.

 

  • Quais são as principais mudanças na estrutura familiar da população local?

Essas mudanças podem influenciar padrões de compra e necessidades específicas do consumidor.

 

  • Qual é a distribuição etária da população local?

A distribuição etária pode influenciar a demanda por produtos específicos, serviços de saúde e até mesmo a oferta de oportunidades de emprego.

 

Fatores Tecnológicos

  • Quais são as inovações tecnológicas? Há novas tecnologias no mercado que você poderia usar?

Como elas podem afetar sua empresa. Considere o impacto da automação e digitalização nas operações e na oferta de produtos/serviços.

 

Fatores Ecológicos/Ambientais

  • Como a empresa lida com questões ambientais?

A sustentabilidade tornou-se uma preocupação importante para consumidores e parceiros. Saiba como sua empresa tem contribuído em relação às questões ambientais.

 

  • As mudanças climáticas podem afetar minha empresa?

Avalie como as mudanças climáticas podem afetar a cadeia de suprimentos, operações e imagem da empresa.

 

Fatores Legais

  • Como as Leis e Regulamentações podem afetar meus negócios?

Mudanças podem afetar as práticas comerciais e nas leis trabalhistas, podem impactar a gestão de recursos humanos da empresa.

 

Essas são apenas algumas dicas de questionamentos que podem ser realizados durante a criação da sua análise PESTEL. Lembre-se: para cada resposta, tente definir uma oportunidade e fazer o mesmo com ameaças.

Caso precise de ajuda para entender o mercado e trazer melhores resultados comerciais para sua empresa, conte com os serviços da Merkadia Inteligência Comercial!

Fale com um consultor