Entenda as taxas de conversão de seus clientes em potencial

Entenda as taxas de conversão de seus clientes em potencial
26 de fevereiro de 2021

Entender as taxas de conversão de seus clientes em potencial é fundamental para entender o desempenho do funil de vendas e quais etapas e atividades têm o maior retorno sobre o investimento.

Para obter uma visão geral básica do desempenho do funil de vendas, você deve acompanhar as seguintes métricas de conversão:

Taxa de conversão de visitante para clientes em potencial

Essa é a proporção do número de visitantes (tráfego) de seu site ou loja e quantos deles se tornam clientes em potencial. Você pode ter que definir melhor o que é um cliente em potencial para sua equipe, mas geralmente, um lead é uma pessoa ou empresa que demonstrou interesse em seu produto ou serviço, realizando uma ação específica (por exemplo, preenchendo um formulário de contato, assinando sua lista de e-mail ou download de conteúdo de marketing). Este KPI é uma boa maneira de medir a otimização da taxa de conversão do seu site (em outras palavras, quão bem o seu site atrai visitantes e os incentiva a agir).

Taxa de conversão de chumbo em MQL

Depois de ter uma lista de leads, a equipe de marketing avalia cada cliente em potencial para determinar quais têm mais probabilidade de se tornar clientes. Os leads que fazem o corte são considerados qualificados e repassados para a equipe de vendas para posterior reforço. A taxa de conversão de lead em MQL é a porcentagem de leads que atendem às qualificações básicas da equipe de marketing. Ele pode dizer se o site da sua empresa atrai o público certo. Se você tiver uma taxa de conversão abaixo da média, talvez precise trabalhar com o marketing para reavaliar suas personas de comprador-alvo e atualizar a cópia e as ofertas de conteúdo para corresponder.

Taxa de conversão de MQL para SQL

Essa é a porcentagem de leads de marketing que se qualificam para vendas. Leads qualificados de vendas (SQLs) são os leads de marketing com maior probabilidade de conversão para clientes. Essa é uma métrica importante porque fornece insights sobre como as equipes de marketing e vendas estão alinhadas. Se a taxa de conversão for baixa, essa é uma oportunidade de se comunicar com o marketing para definir melhor seus clientes ideais e mapear uma estratégia para movê-los pelo funil.

Taxa de conversão de oportunidade para cliente

Por fim, você deseja medir a porcentagem de clientes em potencial qualificados (ou oportunidades) que acabam se convertendo em clientes. Junto com as outras métricas de conversão, você pode avaliar como e quando os clientes em potencial estão convertendo e tomar medidas inteligentes comercialmente para melhorar cada etapa do processo.

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