Merkadia Inteligencia Comercial

22 de março de 2022

O que é Data Science

Data Science é uma ciência que combina diversas áreas de conhecimento e um conjunto de técnicas e práticas científicas, que possibilita o trabalho e a exploração de dados. É uma maneira de gerar conhecimento para o seu negócio, com ciência através de dados.

O Data Science se dá através de uma coleta de dados (não-estruturados e transformados em informações úteis) de diversas fontes, que após analisados são fundamentais para o aprimoramento da tomada de decisão eficiente, de forma previsível (preditiva), gerando insights. Essa identificação de insights ajuda a resolver problemas que podem ser identificados dentro da grande massa de dados analisados.

Quando se fala em preditivo, não quer dizer que a ferramenta vá garantir o futuro do negócio, mas ela vai auxiliar o processo de decisão, através da definição dos problemas, preparação, exploração, conclusão, comunicação e uma importante base científica. Afinal, qual empresa não deseja proteger o patrimônio ou estimular o aumento do faturamento? Estes dados preditivos são aliados na visualização das possibilidades de acontecimentos que possam impactar o negócio, tanto positiva quanto negativamente, e permitir que sejam realizadas ações preventivas a tempo.

Por meio do Data Science é possível ainda otimizar e aumentar o retorno financeiro do seu negócio, além claro, de ter uma visão completa de todas as informações sobre o seu empreendimento.

Fale com um consultor