Merkadia Inteligencia Comercial

28 de abril de 2022

Você sabe o que é Perfil de Prospect Ideal?

Você sabe o que é Perfil de Prospect Ideal?

Também chamado de ICP (Ideal Customer Profile) ou Perfil de Cliente Ideal, o PPI é uma metodologia utilizada para identificar e entender quem é o “melhor cliente” para determinado negócio. Em outras palavras, seria o consumidor (B2C) ou empresa (B2B), que possui o perfil que mais se encaixa com os serviços ou produtos oferecidos, que mais receita ao negócio e menos custos de pré-venda. Toda empresa, indiferente do seu porte ou área de atuação possui um Perfil de Prospect Ideal (PPI).

Por que é importante definir o cliente ideal no seu negócio?

A definição do Perfil de Prospect Ideal guiará todo o seu processo de vendas e garantirá que seus esforços de atrair clientes sejam assertivos. Isso porque ao fato que você conhece seu cliente, você pode oferecer serviços e produtos personalizados para a necessidade dele.

Definir o PPI ajudará sua equipe comercial a prospectar de maneira mais rápida e eficaz, e automaticamente, aumentar as chances de realizar vendas.

Como definir o perfil de cliente ideal?

Para definir o perfil de cliente ideal, é necessário analisar o público-alvo do seu produto/serviço e/ou analisar os dados dos clientes já existentes, como: principais áreas de atuação; porte dos clientes (BSB), regiões, ticket médio, tipos de serviço/produto que mais compram, entre outros.

Com essas e outras informações, você já terá uma base de dados para montar o seu PPI.

 

Pode parecer complicada essa definição, mas, através de nossos serviços de consultoria e treinamentos in company, todo esse processo de construção se torna mais fácil e prático.

Entre em contato conosco para saber de que forma podemos ajudar o seu negócio!

Fale com um consultor