Merkadia Inteligencia Comercial

14 de setembro de 2022

O que importa é o lucro

O que importa é o lucro

O que faz sua empresa ganhar dinheiro, é o lucro! Isso quer dizer que as metas e o comissionamento precisam ser planejados em cima do lucro líquido da venda, e não do faturamento bruto.

No entanto, muitas vezes empreendedores e gerentes costumam utilizar como comissionamento e meta o faturamento bruto, gerando diversas consequências negativas, como vendas com menos lucro, já que constantemente são concedidos descontos para efetivar a venda, com intuito de bater metas e ganhar a comissão.

Continue lendo este artigo e saiba como traçar metas a partir do lucro das suas vendas!

 

Foque em produtos com mais lucro

Focar em produtos com mais lucro pode garantir maior segurança financeira ao negócio. Mas, isso não significa que sua empresa não deva vender outros produtos, ou deixar de vender alguns dos mais procurados somente porque estes não concedem uma margem de lucro ideal.

Nesses casos, aplicar cross selling pode ajudar a incrementar vendas e consequentemente o faturamento.

Confira um artigo onde explicamos como aplicar essa técnica na sua empresa!

Como saber se minhas vendas poderiam estar tendo mais lucro?

Muitas empresas nos procuram para implantar os serviços de consultoria e acreditam que estão tendo um bom lucro ou na média de mercado. No entanto, em muitas das nossas análises, percebemos que a lucratividade poderia ser muito maior.

Isso quer dizer que, indiferente se a empresa venda R$ 100 mil ou R$ 1 milhão por mês, as metas precisam ser consideradas a partir do lucro desse faturamento, para evitar prejuízos e a quebra do próprio negócio.

Mas, como você pode identificar isso na sua empresa?

Através da Consultoria em Gestão Comercial, nós conseguimos reestruturar o setor comercial da sua empresa, melhorando os processos e otimizando resultados.

Além disto, através da Consultoria em Inteligência de Negócios - BI (Business Intelligence), é possível analisar diversas informações sobre as vendas da empresa e acompanhar de perto, com várias análises, os resultados comerciais. Assim, as decisões podem ser tomadas com base em dados de forma mais ágil e assertiva.

Entre em contato conosco para saber mais! Aproveite e conheça alguns dos nossos cases!

Fale com um consultor