Merkadia Inteligencia Comercial

04 de abril de 2023

O que é forecast de vendas?

O que é forecast de vendas?

O forecast de vendas tem o objetivo de estudar o comportamento das vendas, gerar metas, previsão de resultados e um acompanhamento comercial. Ele é utilizado para que o gestor possa agir antes de ter um problema ou para atingir determinado objetivo.

Além disso, permite que o empreendedor saiba o quanto a empresa pode crescer em curto, médio e longo prazo, oferecendo a possibilidade de saber com mais segurança o quanto pode ser investido, o percentual de desconto que pode ser oferecido, entre outras previsibilidades.

Continue lendo nosso artigo para saber mais!

 

O que é forecast de vendas?

Forecast de vendas seria uma estimativa ou previsão de faturamento para um determinado período, com base em dados reais (como indicadores de desempenho) sobre a experiência dos vendedores, dos clientes e das negociações.

Dessa forma, há como a empresa ter previsão certa de faturamento e uma estimativa precisa dos resultados futuros. 

 

Como funciona o forecast de vendas?

Através da identificação de tendências, análise de dados históricos, análise de mercado e dos clientes, é possível projetar as vendas futuras. Essa projeção pode ser feita com modelos estatísticos, algoritmos de machine learning, ou simplesmente a aplicação de uma taxa de crescimento em relação às vendas passadas.

Entender os resultados que o negócio pode alcançar é fundamental para a tomada de decisões estratégicas e para um plano de ação assertivo. A partir disso, é possível definir metas e objetivos mais precisos, identificar oportunidades de crescimento e saber de forma mais eficiente onde direcionar os recursos.

 

Benefícios do forecast de vendas para uma empresa

Os resultados do forecast mostram o ritmo de crescimento de um negócio e direciona para os investimentos e estratégias que podem ser adotados. Ele auxilia no planejamento e no acompanhamento do cumprimento das ações, mostrando a necessidade de ajustar metas ou seguir com o que havia sido planejado. Dessa forma, ele mostra se a equipe de vendedores, por exemplo, conseguiu atingir o objetivo mensal, quanto falta para atingir e quais ações precisam ser tomadas.

Confira mais benefícios:

  • Coloca a gestão da empresa em uma posição sólida e segura na tomada de decisões;
  • Traz uma perspectiva sólida de atuação/resultados a partir de um planejamento;
  • Traz um cenário concreto, ao invés de suposições e achismos;
  • Ajuda a traçar estratégias assertivas;
  • Traz previsão financeira e segurança para investimentos;
  • Auxilia no maior entendimento sobre o cliente.

 

Como fazer um forecast de vendas?

  • Tenha um processo de vendas estruturado;
  • Crie o seu ICP;
  • Leve em consideração fatores externos;
  • Calcule o ticket médio de venda;
  • Descubra a taxa de conversão;
  • Chegue ao valor médio de vendas;
  • Invista em indicadores de desempenho e inteligência de negócios.

 

Nós podemos auxiliar sua empresa no processo de implementação do forecast de vendas. Atuamos há mais de 17 anos auxiliando negócios a melhorarem os resultados comerciais e somos certificados na área de inteligência de negócios.

Entre em contato conosco para saber mais!

Fale com um consultor