Merkadia Inteligencia Comercial

08 de novembro de 2023

Como a inteligência artificial pode auxiliar a inteligência comercial?

Como a inteligência artificial pode auxiliar a inteligência comercial?

A inteligência comercial se fundamenta na coleta, avaliação e compreensão de informações, para guiar os gestores durante a tomada de decisão. E, com a introdução da Inteligência Artificial (IA), essa área está passando por uma grande transformação, que impacta positivamente as vendas e resultados das empresas.

A IA não apenas potencializa a habilidade de analisar grandes volumes de dados, como também fornece insights mais apurados e predições de alta qualidade que facilitam a criação de estratégias comerciais.

Continue lendo este artigo para saber mais!

 

O que é inteligência artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um avanço tecnológico que capacita sistemas/máquinas a simularem a inteligência humana. Isso é possível através do uso de tecnologias que, ao processar uma vasta quantidade de dados, conseguem copiar os processos cognitivos humanos. A IA abrange áreas como o aprendizado de máquina (machine learning) e aprendizado profundo (deep learning), que permitem a automação de tarefas repetitivas e a realização de previsões de forma eficaz.

 

Como a inteligência artificial pode ajudar o setor de vendas?

 

1. Análise de dados

A Inteligência Artificial tem a capacidade de processar e analisar grandes conjuntos de dados rapidamente, conseguindo identificar padrões, tendências e informações que seriam difíceis de serem encontradas a partir de análises convencionais.

A atuação no cruzamento das informações, permite resultados muito mais personalizados e precisos, já que se consegue monitorar o comportamento dos dados e identificar antecipadamente padrões, gerando insights automáticos.

 

2. Melhoria na experiência do cliente

A IA junto da coleta e análise de dados também traz resultados positivos quanto à experiência do cliente. Ao ter dados sobre o comportamento dos clientes e seus interesses, fica muito mais fácil oferecer uma experiência inteligente e conectada. Mas, como conseguir esses dados? Cada interação dele com a marca, cria automaticamente uma enorme quantidade de dados, que se bem interpretados, podem ser transformados em oportunidades. Ao integrar a IA ao CRM, é possível analisar dados, trazer insights e melhorar o relacionamento com o cliente.

 

3. Previsões de vendas

Por meio da coleta e análise de dados e de técnicas de aprendizado de máquina, algoritmos de Inteligência Artificial também podem auxiliar na predição de vendas, fazendo previsões de mercado e analisando com precisão quais serão as vendas futuras da empresa (próximos dias, semanas ou meses). Isso facilita a criação de estratégias comerciais, traz mais eficiência no direcionamento de recursos e permite que as empresas antecipem mudanças no mercado.

 

4. Automação de tarefas

A IA pode automatizar tarefas associadas à inteligência comercial, como coleta de dados, geração de relatórios, gestão de leads, follow-ups e monitoramento de KPIs. Isso libera tempo para que os gestores foquem em tarefas mais estratégicas e complexas e para que vendedores concentrem seus esforços em fechar vendas.

 

5. Melhoria Contínua

Os sistemas de IA são projetados para aprender continuamente. Quanto mais dados eles processam, melhores se tornam ao fornecer insights e recomendações. A Inteligência Artificial também pode ajudar os vendedores a entenderem quais são os leads e prospects com maior potencial de vendas e pode ajudar no aumento de faturamento indicando quais são os clientes mais propensos a comprar mais e quais produtos podem ser mais vendidos.

Isso garante que a inteligência comercial de uma empresa evolua e melhore constantemente.

 

Uso do ChatGPT no setor comercial

Uma das evoluções que a IA trouxe para o setor comercial e que hoje está sendo muito utilizada, é o ChatGPT, uma ferramenta de processamento de linguagem natural orientada pela tecnologia Inteligência Artificial, que possibilita conversas semelhantes às humanas com o chatbot.

É possível utilizar o ChatGPT na área de vendas de várias maneiras para melhorar a eficiência e a eficácia do processo de vendas, como:

Assistência ao cliente pré-venda: para fornecer informações detalhadas sobre produtos ou serviços, responder perguntas frequentes ou ajudar os clientes a encontrar o produto ou serviço que melhor atenda às suas necessidades;

Nutrição de leads: para atomatizar a comunicação com leads através de e-mails personalizados;

Suporte pós-venda: para responder a dúvidas ou fornecer informações adicionais sobre produtos ou serviços adquiridos.

Desenvolvimento de scripts de vendas: o ChatGPT pode ajudar a criar scripts de vendas persuasivos e eficazes para a equipe de vendas seguir.

 

Se você deseja integrar a IA à inteligência comercial do seu negócio, conte com as soluções da Merkadia! Saiba mais sobre os serviços oferecidos clicando aqui. Aproveite e tire todas as suas dúvidas entrando em contato com um consultor!

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