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23 de novembro de 2023

Matriz Ansoff: o que é e como aplicar na sua empresa

Matriz Ansoff: o que é e como aplicar na sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo e que exige constante inovação dos negócios, é necessário contar com ferramentas que auxiliem na elaboração do melhor planejamento estratégico e que ajudem os negócios a aproveitarem as oportunidades de crescimento.

A Matriz Ansoff é um dos métodos que pode ajudar empreendedores a terem um melhor direcionamento de como aproveitar as oportunidades de expansão, diversificar o portfólio de produtos/serviços, ou entrar em novos mercados.

De fácil aplicação, essa ferramenta apresenta quatro estratégias para guiar a construção de um planejamento para o crescimento do negócio. Continue lendo este artigo e saiba o que é e como utilizar a Matriz Ansoff na sua empresa.

 

O que é Matriz Ansoff?

A Matriz Ansoff é uma ferramenta de gestão que pode ajudar empreendedores e gestores a aproveitarem oportunidades de crescimento. Ela propõe quatro estratégias de crescimento para a empresa (indiferente se os produtos já estão ou não no mercado) e auxilia o empreendedor a obter os melhores resultados, a partir de uma direção correta e com as atitudes certas.

A matriz apresenta essas quatro possíveis direções para o crescimento da empresa, baseadas em dois eixos: produtos/serviços x mercado. Eles podem ser novos, ou já existentes.

 

Como funciona a Matriz Ansoff?

A Matriz Ansoff é composta por quatro quadrantes que representam as quatro diferentes direções de crescimento, definida pela combinação da expansão de produtos/serviços e expansão de mercado.

Conheça os 4 quadrantes da Matriz Ansoff:

  1. Penetração de mercado: é a combinação de um mercado existente com um produto existente. Tem objetivo de aumentar a participação da empresa no mercado.
  2. Desenvolvimento de produtos: tem a ideia de atingir o mercado existente, com produtos novos. Nesse caso, a empresa oferece ao mercado habitual uma nova gama de produtos/serviços.
  3. Desenvolvimento de mercado: tem a ideia de atingir um mercado novo, com produtos já existentes. Por exemplo, a abertura de uma nova loja em uma cidade diferente.
  4. Diversificação: seria a combinação de um produto novo com um mercado novo, criando soluções para atender novos segmentos de mercado.

 

Benefícios da Matriz Ansoff

  • É uma ferramenta flexível e adaptável;
  • Permite que as empresas analisem diferentes opções de crescimento e optem pela estratégia mais adequada aos objetivos almejados;
  • Ajuda na tomada assertiva de decisões;
  • Auxilia no direcionamento de esforços de crescimento de forma mais eficiente;
  • Ajuda as empresas a visualizarem possibilidades de expansão e inovação;
  • Permite que as empresas diversifiquem seus riscos;
  • Promove uma utilização mais eficiente dos recursos existentes.

 

Como aplicar a Matriz Ansoff na sua empresa?

A estrutura da Matriz Ansoff conta com quatro quadrantes e dois eixos: produtos/serviços e mercado. Entenda mais sobre como aplicar cada um deles:

1. Penetração no mercado

O foco aqui é aumentar a participação no mercado atual, então é preciso pensar em estratégias que fortaleçam a marca, por exemplo: criar campanhas de marketing para atrair novos clientes, oferecer programas de fidelidade ou de descontos para incentivar a venda recorrente, entre outros.

2. Desenvolvimento de Produtos

Como o objetivo é a inovação ao desenvolver novos produtos/serviços, é necessário estudar o mercado para identificar demandas não atendidas e descobrir a real necessidade, além de conhecer o cliente que consumirá esses produtos. Caso a ideia seja aprimorar um produto existente, vale a pena fazer pesquisas com os clientes já existentes para saber sua opinião.

3. Desenvolvimento de Mercado

Como aqui a ideia é de conquistar ou entrar em novos mercados, com os produtos que a empresa já tem, o passo mais importante é realizar a análise desse novo mercado que se deseja atingir. O desenvolvimento de mercado pode envolver a exploração de novas áreas geográficas, segmentos de clientes ou novos canais de distribuição. Como comentado, abrir uma nova loja em uma cidade diferente, é um exemplo clássico nesse quadrante.

4. Diversificação

Essa estratégia envolve a diversificação de produtos e mercados e é considerada a mais arriscada. Embora ofereça oportunidades de crescimento, ela também vem com riscos, já que a empresa se move para áreas onde não tem experiência.

 

A Matriz Ansoff é uma ferramenta essencial no planejamento estratégico de uma empresa. Ela proporciona uma visão clara das oportunidades de crescimento e dos riscos associados e permite que as empresas tomem decisões informadas e alinhadas com seus objetivos de longo prazo.

Entre em contato com nossos consultores e saiba como podemos te ajudar a obter mais resultados com essa e com outras técnicas e estratégias!

 

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