Merkadia Inteligencia Comercial

03 de agosto de 2023

Case: consultoria em Business Intelligence e Reestruturação Comercial para Máquinas OMIL

Case: consultoria em Business Intelligence e Reestruturação Comercial para Máquinas OMIL

A OMIL é uma empresa consolidada no mercado e é especialista na fabricação de peças fundidas e usinadas e no desenvolvimento de máquinas para o beneficiamento de madeira, como plainas moldureiras e serras. Uma empresa com mais de 77 anos, que segue rigorosos controles de qualidade e que é hoje referência nos dois ramos de atuação.

Os serviços de consultoria foram idealizados com intuito de melhorar ainda mais as estratégias, processos e resultados no âmbito de vendas e relacionamento com clientes.

Continue lendo esse artigo para saber mais!

 

Reestruturação Comercial

O projeto de Reestruturação Comercial com a metodologia desenvolvida pela Merkadia Inteligência Comercial, visa redesenhar o setor comercial da empresa para que ela otimize e obtenha mais resultados comerciais e melhore seu relacionamento com os clientes. O projeto é baseado em cinco pilares: pessoas, produtos, processos, tecnologias e dados. Esses pilares são chamados de 3PTD dentro da metodologia.

Além disso, também visa a construção de uma máquina de vendas para que o time comercial obtenha o máximo de resultados em todos os canais de venda e encontre novas oportunidades de negócio, desde os clientes em potencial que procuram a empresa, até dentro da própria carteira de clientes e na criação de processos de prospecção de novos clientes.

 

Inteligência de Negócios / Business Intelligence

Foi identificado dentro do projeto de Reestruturação Comercial, a necessidade de ter uma ferramenta tecnológica para acompanhar de forma mais fácil e intuitiva os resultados comerciais da empresa, centralizando os dados gerados por diversas ferramentas utilizadas.

Assim, foi desenvolvido um projeto de Business Intelligence (BI) com diversos recursos para acompanhamento e previsão de resultados. Agora a empresa pode tomar decisões baseadas em dados e com muito mais previsibilidade.

Diante do impacto causado pelo uso da ferramenta no setor comercial, a direção da empresa decidiu levar a tecnologia aos demais setores da empresa.

 

Forecast de vendas

O forecast de vendas tem o objetivo de estudar o comportamento das vendas, gerar metas, previsão de resultados e um acompanhamento comercial. Ele é utilizado para que o gestor possa agir antes de ter um problema ou para atingir determinado objetivo.

Na OMIL, com o desenvolvimento dos dois projetos foi possível implementar o forecast de vendas para que os gestores tenham previsibilidade dos resultados comerciais da empresa.

 

Você também gostaria de ter melhores resultados comerciais na sua empresa? Entre em contato com a equipe comercial!

Fale com um consultor