Merkadia Inteligencia Comercial

19 de janeiro de 2023

Como os dados podem contar histórias?

Como os dados podem contar histórias?

Os dados gerados pelo seu negócio podem contar a você o que aconteceu. Vamos imaginar que em certo mês as vendas de um produto específico caíram. Mas por qual motivo?

Explorando os dados gerados pelo seu negócio e realizando análises é possível que estes dados possam nos contar o que realmente aconteceu. Como por exemplo: as vendas deste produto caíram, porque cinco clientes que compravam esses produtos todo mês compraram menos naquele mês específico.

Isto também se chama Data Storytelling ou Storytelling de Dados, que é o conceito de construir uma narrativa convincente com base em dados e análises, que ajudam a contar sua história e informá-la a um público selecionado.

Por exemplo, quando você vai apresentar para sua equipe comercial o desempenho do time daquele mês, ou de um determinado período, você pode criar uma narrativa muito mais interessante, que chame a atenção dos colaboradores e que faça com que eles compreendam com facilidade o panorama exposto.

Você pode usar comparações visuais de períodos, produtos ou vendedores através de gráficos e informações organizadas, bem como, apresentar ao time projeções para os próximos meses e como cada um deles pode agir.

 

Dados reais podem te ajudar na tomada de decisão

A utilização do Business Intelligence (BI) na sua empresa, permitirá que você tenha uma visão mais ampla do negócio, com facilidade em encontrar e analisar informações sobre o que já aconteceu, o que está acontecendo, sobre o que pode acontecer e que ações devem ser tomadas para evitar ou aproveitar essas predições.  

Dessa forma, você terá decisões mais assertivas e sempre vai se basear em informações consistentes e reais para descobrir parâmetros relevantes para os resultados comerciais e responder em tempo real perguntas fundamentais do seu negócio.

Como podemos te ajudar

Através da Consultoria em Inteligência de Negócios (BI), nós podemos te ajudar a ter controle dos indicadores de negócio, evoluir a maturidade da sua empresa e melhorar o processo de decisão. A implantação envolve todo o desenvolvimento do projeto, desde a extração dos dados reais de sistemas, planilhas e indicadores, até a construção de relatórios analíticos e dashboards dinâmicos, que trarão todas as informações de forma visual e facilitada para análise.

Se você quer saber como aproveitar os dados na sua empresa para tomar decisões assertivas, entre em contato conosco!

Fale com um consultor