Merkadia Inteligencia Comercial

18 de setembro de 2023

Qual é o seu planejamento comercial para 2024?

Qual é o seu planejamento comercial para 2024?

Já passamos do término do primeiro semestre e à medida que nos aproximamos do final deste ano, precisamos analisar os cenários para 2024 e iniciar o planejamento das operações comerciais.

Uma análise cuidadosa, aliada à estratégia e planejamento, pode ser fundamental para o sucesso contínuo e o crescimento sustentável do seu negócio.

Neste texto, exploraremos algumas das principais considerações e métodos envolvidos na preparação da operação comercial para o próximo ano. Confira!

 

6 passos para realizar o planejamento comercial de 2024

 

1. Avalie o desempenho da equipe e operações

Antes de definir os planos para o próximo ano, é essencial realizar uma avaliação ampla do desempenho da sua empresa. Isso envolve a análise de indicadores-chave de desempenho (KPIs), identificação de áreas de sucesso e das que precisam de melhorias, além é claro, de saber a performance das equipes (especialmente as de vendas) e de todos os setores.

 

→ Confira os 5 maiores problemas de não conhecer os números do setor comercial da sua empresa!

 

2. Estabeleça metas realistas

A partir do momento que você tiver as informações da situação atual do negócio, fica muito mais fácil estabelecer metas realistas e assertivas para o próximo ano. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (critérios SMART), proporcionando uma direção clara para a equipe e um padrão pelo qual o progresso pode ser medido.

 

3. Analise o mercado e as tendências para 2024

O cenário de negócios está em constante evolução, impulsionado por mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e por muito mais exigência por parte dos consumidores. Por este motivo, é essencial analisar tendências de mercado para se antecipar às demandas dos clientes, às preferências emergentes e às oportunidades que possam surgir.

 

4. Inclua inovação no planejamento

A inovação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por este motivo, é muito importante que ela esteja presente no planejamento da operação comercial para o próximo ano. Mas, saiba que a inovação não depende necessariamente de grandes investimentos ou de tecnologia. Ela pode acontecer através da melhoria de processos, da adoção de novas tecnologias, de métodos que melhorem a eficiência do atendimento e a qualidade dos produtos ou serviços, através da automação, análise de dados e reestruturação comercial, por exemplo.

 

5. Tenha um controle financeiro

Para que as metas estabelecidas sejam alcançadas, é essencial ter um bom planejamento financeiro. Muitas metas exigem investimento, e contar com esse dinheiro, pode ajudar e muito a saúde da empresa. Uma alocação eficiente de recursos garante que cada iniciativa esteja bem financiada e equipada para ter sucesso.

 

6. Invista na capacitação da equipe

E por fim, mas não menos importante, ofereça capacitação constante à sua equipe. Colaboradores capacitados se tornam aptos a alcançarem os resultados que a empresa deseja. As operações comerciais dependem dos vendedores, então, no planejamento de 2024, considere iniciativas de desenvolvimento da equipe. Isso não apenas melhora o desempenho individual, mas também fortalece a cultura organizacional.

 

A preparação da operação comercial para o próximo ano exige uma abordagem abrangente, focada na análise, estratégia e flexibilidade. Ao levar em conta esses pilares e implementar planos robustos, sua empresa terá vantagem no enfrentamento de desafios e para tirar proveito das oportunidades que o futuro reserva.

Deseja se planejar para ter melhores resultados comerciais no ano que se aproxima? Entre em contato conosco e conte com nossos serviços!

Fale com um consultor