Merkadia Inteligencia Comercial

03 de outubro de 2023

Estratégias e dicas para melhor uso de CRM

Estratégias e dicas para melhor uso de CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é a ferramenta mais indicada para organizar os dados da sua empresa e automatizar processos, englobando alguns setores como comercial, de marketing e atendimento, e gerando melhores resultados.

O recurso auxilia seu negócio a conhecer e entender seus clientes, se relacionar melhor com eles, a descobrir o poder de compra (ticket médio), além de gerar muito mais eficiência nos processos e a vender mais e melhor. De forma geral, ele permite uma gestão muito mais automatizada e mais facilidade na gestão de dados, tornando as decisões mais assertivas.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre essa ferramenta e conhecer estratégias para o melhor uso dela na sua empresa.

 

O que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é o conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente, tanto para melhorar o contato com os existentes, quanto para facilitar a prospecção de novos negócios. Seria como um gerenciador da carteira de clientes, com o registro e organização de todos os contatos que um consumidor tem com a empresa, facilitando a análise de necessidades dos clientes e oportunidades de vendas, além da otimização de resultados e definição de estratégias assertivas.

→ Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!

 

Quais são as vantagens do CRM como estratégia de negócio?

  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Dados organizados e acessíveis;
  • Facilita a segmentação de clientes;
  • Contribui para a criação de campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas;
  • Organização de follow-ups;
  • Planejamento e gestão do tempo;
  • Comunicação eficiente com os clientes e facilidade de personalização;
  • Ajuda na construção do funil de vendas;
  • Traz facilidade no acompanhamento de leads na jornada de compra;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Identificação simplificada das melhores oportunidades;
  • Geração de relatórios confiáveis;
  • Mais previsibilidade nas vendas.

 

5 estratégias de CRM para otimizar os resultados do seu negócio

 

1. Conheça e se relacione com seus clientes

Saiba quem são seus clientes, quais são as preferências, necessidades e o poder e frequência de compra. Se você quer melhorar o relacionamento com seus clientes, você precisa saber quem eles são e como eles se comportam. O CRM também armazena e disponibiliza dados sobre essas questões, que podem te ajudar tanto na etapa de prospecção, quanto na de relacionamento.

Além disso, através da ferramenta é possível ter acesso a informações como: produtos ou serviços que são mais procurados, quais as épocas do ano em que mais compram, quais vantagens agradam mais ou menos, entre outros.

Lembre-se que a personalização no atendimento e contato melhora a experiência do cliente com a marca e isso leva a mais negócios e a retenção de compradores. Use o CRM para segmentar seus clientes com base em critérios como comportamento e localização, para criar campanhas de marketing e vendas mais direcionadas.

→ Clique aqui e saiba como analisar o potencial de compra do seu cliente!

 

2. Gerencie dados e aumente a assertividade

Ter um CRM implantado na sua empresa, faz com que sejam valorizados os dados dos seus clientes, que são fundamentais para garantir a competitividade e a permanência do seu negócio no mercado.

O uso proporciona a execução de relatórios de forma automatizada em tempo real, com uma diversidade de dados e métricas que vão apontar a área que se deseja fazer a análise. É exatamente através dessas informações que você como gestor poderá tomar suas decisões baseadas em fatos, ao invés de suposições.

→ A utilização de Business Intelligence (BI) na sua empresa, permitirá que você tenha uma visão mais ampla do negócio, com facilidade em encontrar e analisar informações sobre o que já aconteceu, o que está acontecendo, sobre o que pode acontecer e que ações devem ser tomadas para evitar ou aproveitar essas predições.  Isso trará decisões mais assertivas, por se basear em informações consistentes e reais, e consequentemente, ótimos resultados comerciais.

 

3. Estruture seu setor comercial

A partir do momento em que se estrutura um negócio comercialmente, é definida a forma como a empresa passará a se relacionar com os clientes, como vai vender e gerar receita. Dessa forma, fica muito mais fácil definir as melhores estratégias, identificar oportunidades de mercado, descobrir gargalos a serem resolvidos, desenvolver planos de ação que tragam resultados efetivos e criar metas alcançáveis.

Com a reestruturação comercial, sua empresa terá um mapeamento de processos e a melhoria deles, contribuindo diretamente no aumento do faturamento.

→ Saiba mais sobre o assunto lendo um artigo do blog!

 

4. Crie processos eficientes de vendas

A criação dos processos de vendas é fundamental dentro de uma estratégia de CRM. Para tanto, é necessário conhecer o cliente, entender a jornada de compra e saber mais sobre o desempenho da sua equipe comercial.

As ferramentas de CRM permitem a criação do pipeline e uma organização visual de todos os leads dentro do funil de vendas, o que pode facilitar a criação de processos eficientes. Há como automatizar tarefas repetitivas, como o acompanhamento de leads ou o envio de comunicações, e como estabelecer métricas de desempenho para monitorar o progresso e identificar áreas de melhoria.

→ A Merkadia Inteligência Comercial ajuda as empresas a melhorarem as estratégias, processos e resultados no âmbito de vendas e relacionamento com clientes. Saiba como clicando aqui!

 

5. Integre o CRM com outras ferramentas

A integração com CRM é o processo que une dois ou mais sistemas para compartilhar e sincronizar dados. Integrar o CRM com outras ferramentas elimina etapas de trabalho operacionais e otimiza o tempo de vendedores e gestores, além de potencializar a eficiência e a eficácia das operações de negócios.

Alguns CRM permitem a integração com: automação de marketing digital, sistemas ERP, gerenciamento de tarefas, atendimento ao cliente, controle financeiro e de estoque, gestão de leads, aplicativos de mensagens, entre outros.

 

• Além de todas essas dicas, lembre-se de manter seu time sempre capacitado e de oferecer treinamentos personalizados sobre como usar o CRM.

 

Saiba mais sobre o projeto de Reestruturação Comercial da Merkadia

projeto de Reestruturação Comercial da Merkadia Inteligência Comercial, visa redesenhar o setor comercial de uma empresa, para que ela otimize e obtenha mais resultados comerciais, além de melhorar seu relacionamento com os clientes. O projeto é baseado em cinco pilares chamados de 3PTD (pessoas, produtos, processos, tecnologias e dados), que fazem parte da metodologia da Merkadia. Com esse serviço, as empresas ainda contam com a construção de uma máquina de vendas.

 

Conheça a consultoria para implantação de lógica para funcionamento de CRM

Mais do que adquirir um CRM, é necessário preparar as pessoas, parametrizar sistemas de acordo com a realidade da sua empresa e seu modelo comercial. Além disso, é preciso criar etapas de trabalho, rotinas de alimentação e acompanhamento e geração de indicadores e métricas que sejam capazes de realmente demonstrar a relação de esforço e resultado que seu time de vendas desempenha.

Para auxiliar as empresas em todas essas etapas, a Merkadia oferece o serviço de consultoria para implantação de lógica para funcionamento de CRM. São dezenas de negócios já atendidos e muitos resultados potencializados. Entre em contato com um consultor da Merkadia Inteligência Comercial para ter o melhor uso do CRM na sua empresa!

Fale com um consultor