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02 de fevereiro de 2023

Por que sua empresa deve se tornar Data Driven

Por que sua empresa deve se tornar Data Driven

O principal objetivo de uma empresa se tornar Data Driven, é a busca da melhora na tomada de decisões. Através desta cultura, os negócios passam a se basear em dados reais com a possibilidade de identificar problemas ou oportunidades de crescimento, otimizar processos, aumentar a eficiência, além de permitir uma melhor compreensão dos clientes e do mercado, respondendo rapidamente às mudanças do mercado e acompanhando tendências.

Em empresas Data Driven, os dados serão sempre o centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, fazendo com que a subjetividade perca espaço e que se utilize somente informações concretas e reais.

Cada vez mais empresas têm procurado essa cultura. Segundo dados divulgados por analistas da Forrester Research, em 2018, as empresas que utilizam essa metodologia registram um crescimento de mais de 30% por ano. Outras pesquisas trazem porcentagens ainda maiores: de acordo com o levantamento da BI-Survey, 60% das organizações de alto desempenho no mundo baseiam suas decisões em dados e segundo o relatório da Capgemini Research Institute, de 2020, empresas guiadas por dados obtêm 70% mais receita por cada colaborador e geram 22% mais lucros.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre os motivos de aderir à cultura!

 

O que são empresas Data Driven?

Empresas Data Driven planejam, executam e gerenciam estratégias com base em dados. Utilizam sempre a tecnologia como aliada (big data, small data) e conseguem crescimento e destaque frente à concorrência.

A gestão de uma empresa Data Driven não lida com problemas e oportunidades de maneira intuitiva (achismos)ou com base em suas experiências, mas sim com informações reais.

 

6 motivos para sua empresa se tornar Data Driven

 

1. Tomada de decisão assertiva baseada em dados

Com o uso de informações reais, diminui-se as chances de erros e de achismo, trazendo mais certeza nas decisões da empresa. Dessa forma, ao passo que a análise de dados é incorporada na criação de estratégias, o desempenho da empresa tende a ser muito mais bem sucedido.

 

2. Otimização de processos e desempenho

É possível identificar pontos de melhoria em processos internos e no desempenho dos colaboradores, resultando em maior eficiência e economia de tempo e recursos.

 

3. Visão ampla do negócio

A partir do momento que um gestor se baseia em dados, ele consegue ter uma visão ampla da sua empresa, ao acompanhar todos os processos e resultados em tempo real. É possível controlar estoque, desempenho de vendedores, saber sobre o andamento das vendas, entre outras informações.

 

4. Maior conhecimento do mercado

 

Análise de dados permite uma compreensão mais precisa sobre os padrões de comportamento dos clientes e do mercado, e essas informações são cruciais para elaborar estratégias comerciais e para se diferenciar da concorrência.

 

5. Melhor experiência ao cliente

Ao passo que se conhece melhor o cliente, fica muito mais fácil personalizar e acompanhar a jornada de compra, melhorando assim a experiência. Esse é um ponto muito importante na fidelização.

 

6. Identificação de oportunidades de crescimento

Por ter informações em tempo real, é possível identificar e resolver gargalos rapidamente, da mesma forma em que se pode aproveitar melhor as oportunidades comerciais.

É possível utilizar os dados para traçar o planejamento da empresa a longo prazo e checar quais serão os períodos poderão ser conturbados durante o ano. Sendo assim, há tempo para criar estratégias para driblar essas dificuldades.

 

Como aplicar Data Driven na sua empresa?

Para tornar sua empresa Data Driven, é necessário contar com uma infraestrutura capaz de realizar tal tarefa, além de possuir colaboradores capacitados e aptos para fazer com que essa otimização aconteça.

De forma bem resumida, podemos dizer que as etapas de implantação consistem na coleta, seleção e interpretação de dados. Algumas das fontes que podem ser utilizadas para a coleta de informações são: plataformas de vendas e marketing, planilhas, CRM e ERP. Conseguido esses dados, é preciso filtrar os relevantes e criar uma forma fácil e dinâmica de integrá-los, visualizá-los e interpretá-los.

É um processo que demanda experiência, conhecimento e tempo. Mas, para facilitar a implantação, é possível contar com serviços de consultoria em inteligência de negócios.

Estamos há mais de 17 anos no mercado e já ajudamos diversas empresas a venderem mais e a tomar as melhores decisões através de dados reais. Através de nossa expertise, tornamos os negócios Data Driven de forma efetiva e inteligente e capacitamos os colaboradores e gestores para saberem como serem guiadas pelas informações geradas.

Com isso, ajudamos os negócios a eliminarem riscos, a se posicionarem no mercado frente à concorrência, a encontrarem as oportunidades comerciais e aumentarem significativamente o alcance dos clientes.

Entre em contato conosco e conheça nossos projetos de consultoria. Obtenha o sucesso que você deseja através de nossas soluções!

 

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